Educação e Transformação: Metodologias Inovadoras - Volume 2

Ducere




ISBN: 978-65-998510-8-7

DOI: 10.5281/zenodo.8338517

Descrição: Educação e Transformação: Metodologias Inovadoras é uma obra que surge em um momento crucial para a sociedade. Diante dos desafios e transformações constantes que o mundo enfrenta, torna-se imperativo repensar a forma como educamos as gerações presentes e futuras. Neste contexto, este livro se destaca como uma valiosa contribuição, apresentando metodologias inovadoras que visam revolucionar a maneira como aprendemos e ensinamos.
Os tempos atuais exigem uma abordagem educacional dinâmica e adaptável, capaz de preparar os indivíduos para enfrentar um futuro incerto e complexo. As tradicionais metodologias de ensino, baseadas em aulas expositivas e conteúdos estáticos, já não conseguem suprir as necessidades de um mundo em constante evolução. Surge, então, a necessidade de repensar e reinventar o processo educacional, proporcionando aos estudantes ferramentas e habilidades que os capacitem a lidar com os desafios do século XXI.
Este livro traz consigo um conjunto diversificado de abordagens e experiências educacionais inovadoras, desenvolvidas por pesquisadores, professores e profissionais dedicados à transformação da educação. Além disso, são discutidas as implicações dessas metodologias no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração, comunicação, resolução de problemas e criatividade.
Que este livro seja um ponto de partida para debates e ações concretas em prol de uma educação mais significativa, inclusiva e eficaz. Que a leitura de Educação e Transformação: Metodologias Inovadoras seja uma jornada de descoberta, reflexão e empoderamento para todos os envolvidos na busca por uma educação transformadora e impactante.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues; Ana Bruna Freitas Faria; Ana Vitória Monteiro Costa; Arthur Curty Solordanos; Daniel Barroso de Carvalho Ribeiro; Djanira do Rosário G. Serrath; Inês Thomé de Souza; Luis Fernando Carvalho da Silva; Márcio dos Santos Sampaio; Maria Irisnete Lima Barbosa; Nayra Letícia Ferreira da Silva; Terezinha Anizia Painko; Tiago Santos Sampaio.

Capítulos
Capítulo 1
O GOOGLE FORMS NO ENSINO DE  BIOLOGIA: FLEXIBILIZANDO E DINAMIZANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA
Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues; Tiago Santos Sampaio; Márcio dos Santos Sampaio

Capítulo 2
EDUCAÇÃO 4.0: O PLANEJAMENTO DE UMA VIVÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
Ana Vitória Monteiro Costa; Maria Irisnete Lima Barbosa; Daniel Barroso de Carvalho Ribeiro

Capítulo 3
ATIVIDADES RECREATIVAS PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: DESAFIOS E SOLUÇÕES ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Djanira do Rosário G. Serrath

Capítulo 4
PROFESSOR FACILITADOR: DESVENDANDO OS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DE ABORDAGENS FACILITADORAS
Inês Thomé de Souza

Capítulo 5
ESTRATÉGIAS E FORMAS DE RESISTÊNCIA NEGRA AO LONGO DA HISTÓRIA BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Terezinha Anizia Painko

Capítulo 6
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS ATIVIDADES FÍSICAS NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Djanira do Rosário G. Serrath

Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO NOS ALUNOS EM APRENDER MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE ABRANGENTE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Inês Thomé de Souza

Capítulo 8
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Terezinha Anizia Painko

Capítulo 9
A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PAPEL DOS JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Djanira do Rosário G. Serrath

Capítulo 10
TERRA, TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DOS QUILOMBOLAS NO BRASIL
Terezinha Anizia Painko

Capítulo 11
EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
Ana Bruna Freitas Faria; Arthur Curty Solordanos

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !